O péssimo hábito de segurar a urina pode ser perigoso

O péssimo hábito de segurar a urina pode ser perigoso

Confira dicas importantes para sua saúde como: O péssimo hábito de segurar a urina pode ser perigoso



Os perigos da retenção urinária

Deu vontade de urinar? Vá ao banheiro

O péssimo hábito de segurar a urina pode provocar flacidez da bexiga, além de infecção e cálculo renal. As férias são a época mais propícia para cometer um  erro muito comum: segurar o xixi.
Viagem de carro, fila de aeroporto e carnaval de rua são alguns dos programas que demandam paciência e bexiga larga. Porém , é necessário ter cautela,  reter a urina pode causar complicações graves.

“ O nosso trato urinário tem uma flora bacteriana própria, que coloniza  o sistema e é eliminada, periodicamente , ao fazer xixi. Reter a urina favorece o aumento dessa população de bactérias, podendo levar a infecção, que também pode ser causada por germes patogênicos que chegam ao trato urinário por outras vias, como os que ficam na vagina. Segurar o xixi ainda pode levar ao aparecimento de cálculo,renal , e de tumorações , principalmente em fumantes, que eliminam substâncias tóxicas no xixi. Além de provocar , a longo prazo, distúrbios funcionais da bexiga”, alerta  o Dr. José Antonio Longo, urologista do Hospital Israelita Albert Einstein.

A Urina
A urina é composta por água , uréia e ácido úrico. Também são encontrados no xixi, bactérias e outros agentes perigosos que devem ser eliminados do corpo.

A Bexiga
A bexiga de um adulto consegue armazenar de 400ml  a 700 ml de líquido.
Na mulher, esse reservatório tem uma parede mais fina e comporta mais xixi . Isso porque a pelve feminina é mais larga e não tem próstata.
Quando a próstata cresce de forma anormal, ela pressiona a uretra e impede que a bexiga libere completamente a urina.
Crianças  que não urinam com frequência aumentam a capacidade da bexiga, porém sofrem com a dificuldade de esvaziá-la completamente. Assim , elas devem ser orientadas a irem mais vezes ao banheiro.
É recomendado esvaziar a bexiga entre seis a sete vezes por dia, com um intervalo máximo de três em três horas.
Se o seu organismo permite que você fique 12 ou 14 horas sem urinar, mesmo tomando líquidos , é porque sua bexiga já não está funcionando normalmente . procure um urologista.

Consequências:
DOR
Depois de longas horas segurando urina, é normal sentir um incômodo logo abaixo da barriga depois de ir ao banheiro. Isso acontece porque , com a retenção , a tendência é de que a bexiga precisa ser esvaziada. Esse esforço costuma causar desconforto e, eventualmente , dor.
INFECÇÃO
Segurar a urina aumenta o tempo em que as bactérias ficam no organismo. Isso aumenta a chance de elas se multiplicar e provocar uma infecção.
FLACIDEZ
Retenção provoca uma distensão do músculo da bexiga, que tende a se tornar mais flácida com o passar do tempo . Consequentemente , a contração da bexiga ( essencial para eliminar a urina) vai perdendo a força , e o resultado é a redução da capacidade de esvaziamento.  Ou seja, fica cada vez mais complicado reter o xixi.
RETENÇÃO CRÔNICA
Urinar com pouca frequência expande a bexiga e dificulta o esvaziamento total dela . Assim .a vontade de ir ao banheiro persiste mesmo depois de fazer xixi.
CÁLCULO RENAL
A retenção propicia a formação de cálculos na bexiga. Eles se desenvolvem quando os minerais presentes , naturalmente , na urina se juntam e cristalizam, formando pedras.
Palavra do especialista
Mulheres vão menos ao banheiro?
As mulheres vão menos ao banheiro devido ao desconforto de utilizar banheiros públicos. O medo de entrar em contato com bactéria e germes presentes nos sanitários faz com que el,as fiquem longos períodos sem urinar.
Quem deve estar mais atento a esse mau hábito?
É necessário alertar diabéticos , pois a urina desses pacientes tem uma concentração diferente. Se o xixi  permanece muito tempo na bexiga, pode ocorrer uma infecção urinária , devido ao crescimento rápido de bactérias , facilitado pela alta concentração de açúcar na urina.
Qual seria o maior agravante de reter a urina?
A infecção, que começa na bexiga , pode se alastrar para os rins, o que é ´perigosol, pois pode levar a insuficiencia renal.

Fonte:  Com informações de Daniel Ayres, urologista do Hospital Samaritano de São Paulo.

“Alimentação saudável associada a prática regular de atividade física é o segredo para prevenir uma série de doenças, porém o uso de produtos naturais não substitui a orientação médica ou qualquer tipo de tratamento.”

“O uso de produtos naturais não substitui a orientação médica ou qualquer tipo de tratamento.” Visite seu médico regularmente e faça um plano de saúde".

Ligue agora para mais informações! 
Central de Atendimento
Telefone (61) 4063-9114  
WhatsApp (61) 99845-5577
 Orçamento Online

Veja as Tabelas de preços

Ligamos para voce
Representamos as maiores e mais qualificadas operadoras do mercado de planos de saúde no DF, trabalhamos com todas as operadoras de planos de saúde do mercado, conosco certamente você vai encontrar plano médico e Odontológico plano de saúde Individual para pessoa física ( Plano de Saúde Coletivo por Adesão) e pequena e média empresa (Planos de Saúde Empresarial)
Os melhores plano de saúde para servidor público e outras entidades em Brasília e todo DF e entorno pelo menor custo e benefício.

Para voltar para página Inicial Clique Aqui
Faça seu orçamento Clique Aqui

Sites do Grupo Planos de Saúde Brasília:
www.amilcorretora.com para Planos de saúde Amil no DF)
www.planosdesaudeempresarialdf.com para Planos de Saúde Empresarial no DF)
Endereço físico em Brasília:
SCS. Bloco M Lote 30 Quadra 01, Q. 1 - Asa Sul, Brasília - DF
Ed. Gilberto Salomão
02° Andar, Salas - 201/202-217/218
Brasília / DF
Cep- 70305-900

O péssimo hábito de segurar a urina pode ser perigoso O péssimo hábito de segurar a urina pode ser perigoso Reviewed by Planos de Saúde Brasília on janeiro 01, 2015 Rating: 5