Os Melhores Planos

[Planos de Saúde - DF][bsummary]

Poluição e saúde: quais são os riscos?

Poluição e saúde: quais são os riscos?

Poluição e saúde: quais são os riscos?


Hoje, a poluição do ar é o quarto principal fator de risco para doenças, atrás somente de pressão alta, má alimentação e tabagismo. Mesmo pessoas saudáveis podem sofrer as consequências da poluição, principalmente nos grandes centros urbanos, onde esse problema é ainda mais acentuado. Crianças e idosos tendem a ser as principais vítimas da má qualidade do ar, apresentando diversos problemas de saúde.
Vários estudos evidenciam a relação entre poluição e saúde, mostrando como a poluição leva ao desenvolvimento de doenças cardiovasculares, respiratórias, metabólicas, reprodutivas e neurológicas. Os efeitos dos poluentes para a saúde dependem, principalmente, das suas características físico-químicas, da sua concentração no ar, da quantidade inalada e do tempo que as pessoas permanecem expostas a eles. A má qualidade do ar pode causar:
  • Irritação nas mucosas do nariz e dos olhos;
  • Irritação na garganta (com presença de ardor e desconforto);
  • Problemas respiratórios, com agravamento de enfisema pulmonar e bronquite;
  • Desenvolvimento de problemas pulmonares e cardiovasculares;
  • Desenvolvimento de cardiopatias (doenças do coração);
  • Diminuição da qualidade de vida;
  • Diminuição da expectativa de vida (em até dois anos);
  • Aumento das chances de desenvolver câncer, principalmente de pulmão.

Médicos e especialistas afirmam que a poluição pode causar danos à saúde semelhantes aos problemas causados pelo tabaco. Para as mulheres, os riscos são maiores, pois elas podem desenvolver problemas durante a gestação. Estudos demonstraram que mães geram bebês com menos peso se o primeiro trimestre da gestação ocorrer no período mais seco do ano. As condições meteorológicas afetam diretamente a concentração atmosférica de poluentes, que, por sua vez, influenciam o desenvolvimento do bebê.
Estudos mostram que a poluição também pode determinar, inclusive, o sexo dos bebês. Em áreas mais poluídas, nascem mais meninas do que meninos. Isso porque os poluentes reduzem a mobilidade do gameta masculino e alteram as suas características morfológicas.
Tipos de poluição de poluição do ar e suas consequências
Várias pesquisas avaliaram os efeitos isolados de cada poluente à saúde. Uma questão importante é que, mesmo em baixas concentrações, esses poluentes são suficientes para gerar um prejuízo significativo no organismo. Ou seja, não há um nível seguro de concentração de poluentes para estarmos expostos. As substâncias apontadas como mais nocivas são:
Material particulado – trata-se de uma mistura de substâncias, tais como fuligem, fumaça, poeira, nitratos e sulfatos. A exposição prolongada a esses agentes pode causar problemas, como irritação nas vias aéreas e agravamento da asma, além do desenvolvimento de doenças pulmonares crônicas em crianças.
Ozônio – é formado a partir da reação entre a luz solar e óxidos de nitrogênio e compostos orgânicos voláteis, que são liberados por veículos. Os efeitos dele são mais fortes no verão, quando as temperaturas são mais altas. Pode causar vários sintomas, como cansaço, fraqueza, dor no peito e danos pulmonares.
Caso esteja apresentando algum desses sintomas, é importante procurar um clínico geral para ele avaliar se há uma relação entre poluição e saúde no seu caso. Se for necessário, ele encaminhará você a um especialista, que indicará o melhor tratamento e ajudará a lidar com as questões da poluição do ar e suas consequências para a sua saúde e a da sua família.
 Orçamento Online

Veja as Tabelas de preços

Ligamos para voce

Representamos as maiores e mais qualificadas operadoras do mercado de planos de saúde no DF, trabalhamos com todas as operadoras de planos de saúde do mercado, conosco certamente você vai encontrar plano médico e Odontológico plano de saúde Individual para pessoa física ( Plano de Saúde Coletivo por Adesão) e pequena e média empresa (Planos de Saúde Empresarial)
Os melhores plano de saúde para servidor público e outras entidades em Brasília e todo DF e entorno pelo menor custo e benefício.

Ligue agora para mais informações!
Central de Atendimento
Telefone
(61) 4063-9114
WhatsApp
(61) 99845-5577

Para voltar para página Inicial Clique Aqui
Faça seu orçamento Clique Aqui

Sites do Grupo Planos de Saúde Brasília:
www.amilcorretora.com para Planos de saúde Amil no DF)
www.planosdesaudeempresarialdf.com para Planos de Saúde Empresarial no DF)
Endereço físico em Brasília:
SCS. Bloco M Lote 30 Quadra 01, Q. 1 - Asa Sul, Brasília - DF
Ed. Gilberto Salomão
02° Andar, Salas - 201/202-217/218
Brasília / DF
Cep- 70305-900